Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - THEREMIN

Theremin – O Instrumento Invisível

In blog by zasnicoff

Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - THEREMINÀs vezes, a parte mais legal no processo de se fazer música é simplesmente brincar. Tocar instrumentos com os quais não estamos acostumados, experimentar, criar sons diferentes, sem público ou objetivo.

O Theremin é uma excelente opção para os momentos de descontração e criatividade. Criado por Léon Theremin, em 1919, foi um dos primeiros instrumentos eletrônicos, capaz de produzir sons sem nenhum contato físico com o instrumentista.

Seu princípio de funcionamento baseia-se em ondas de rádio que se modificam com a posição das mãos, gerando sons de diferentes frequências (notas) e amplitude (volume). Possui um som bastante característico, historicamente utilizado em trilhas de filmes para os famosos timbres de fantasmas, E.T.’s e naves epaciais.

[audio:http://academiadoprodutormusical.com/wp-content/uploads/theremin.mp3]

A maneira de se tocar é bastante intuitiva e pode ajudar bastante no desenvolvimento de noções de progressões, relações harmônicas, escalas, notas relativas e absolutas. Kits podem ser comprados na Internet para se montar um Theremin com relativa facilidade. É claro que os recursos atuais permitem que um Theremin possa controlar outros instrumentos e timbres via MIDI.

Veja um exemplo de “jam session”, onde o artista utiliza um software de loops (como o Ableton Live) para gravar as linhas de acompanhamento de “Don’t Worry Be Happy”, instrumento por instrumento, e um Theremin comercial para tocar a melodia.

Outra interessante interpretação, de “Crazy” do Gnarls Barkley: