20 Perguntas que Toda Banda Deveria Responder

In blog by zasnicoff

Minha Banda vai ter Sucesso?Traduzi estas perguntas deste artigo original de Cristopher Harding, muito interessante. Depois de analisar várias histórias de sucesso de artistas e bandas, ele compilou uma lista de hábitos e características daqueles que conseguiram um grande salto na carreira, atingindo repercussão nacional.

*****

“Quer saber se está preparado para uma carreira 100% música? Onde pode esperar tocar e que público atingir?

Responda estas perguntas, simplesmente com “SIM” ou “NÃO”. Se o seu “SIM” não foi sólido e espontâneo, então ele é um “NÃO”. Anote suas respostas.

1. Você recebe bem as opiniões sinceras e está procurando escutar maneiras de como melhorar, sem ser defensivo (está comprometido a sempre melhorar)?

2. Está decidido a se dedicar além dos seus limites, mesmo quando é difícil e desconfortável?

3. Fala sobre como é legal quando outras bandas atingem um nível de sucesso que você ainda não atingiu (isto te inspira a fazer cada vez melhor)?

4. Você (ou sua banda) costuma escrever músicas que as pessoas (além de amigos e familiares) estão loucas para comprar (em qualquer formato)?

5. Você ensaia / pratica pelo menos 3 vezes por semana (por períodos de 3 horas ou mais)?

6. Costuma ensaiar como se estivesse num show ao vivo, para aperfeiçoar sua performance (e decorar todos os detalhes a ponto de improvisar sem riscos)?

7. Está comprometido a encantar sua platéia TODA vez que se apresenta, independentemente de onde está e quantas pessoas estão assistindo?

8. Você normalmente toma decisões sábias e bem pensadas no dia-a-dia (procura conselhos de pessoas mais experientes)?

9. Possui uma base de fãs forte, fiel e incondicional que promove sua banda e funciona como defensores e promotores de rua?

10. Está armazenando dados dos fãs em um formato útil (como email, telefones, endereços e tudo mais que consegue através de newsletters e redes sociais)?

11. Você cria oportunidades para interagir com seus fãs, de maneira a celebrar quem são e o que gostam, ao mesmo tempo em que os deixa com vontade de mais?

12. Tem um website, Orkut, MySpace e Twitter que estão regularmente atualizados e são utilizados para aumentar a fidelidade dos fãs e interação com eles?

13. Tudo indica, e você sente, que uma parte essencial da sua natureza tem a ver com levar sua música para o máximo de pessoas que conseguir?

14. Sua carreira na Música está no topo da sua lista de prioridades (logo abaixo da ética e dos principais relacionamentos)?

15. Sua ética e seus principais relacionamentos estão alinhados com sua carreira e apóiam seus sonhos com empolgação e dedicação?

16. Costuma ir para o estúdio (pequeno ou grande) para gravar suas músicas, trabalhar arranjos e treinar a arte de gravação em estúdio, de maneira que a gravação capture a energia e vitalidade das performances ao vivo?

17. Sua paixão por música e sucesso é maior do que seu ego (consegue abandonar sua noção de “eu” e se tornar orientado a resultados)?

18. Fica confortável quando está longe de casa, na estrada, em circustâncias nada elegantes?

19. Tem um trabalho ou estilo de vida que te permite tirar folgas e passar um tempo na estrada?

20. Você é uma pessoa dedicada, firme e trabalhadora, que nunca desiste?

 

Se você respondeu SIM…

18 vezes ou mais: seu nível de comprometimento e suas chances de realizar um excelente trabalho são grandes.

15 a 18 vezes: o nível de comprometimento indica que suas chances de destaque são moderadas, talvez seja melhor buscar reconhecimento local ou regional.

Menos de 15 vezes: você ainda não está pronto para “se entregar” ou ainda não tanta paixão para levar seu talento além dos amigos e do público regular dos barzinhos (o que não é necessariamente ruim, pode-se ter satisfação compartilhando sua música neste nível)

Agora, se você respondeu SIM a menos perguntas do que gostaria, verifique as perguntas para as quais respondeu NÃO e pergunte-se por que não respondeu SIM. Trata-se de algo que está interessado em desenvolver ou melhorar? Em caso afirmativo, naturalmente você pode melhorar sua pontuação com o tempo e chegar mais perto do seu sonho. Em caso negativo, ou se acha que este questionário é falho, sem problemas. Sempre há excessões, mas a idéia é lembrar que num negócio onde a chance é de uma em um milhão, não queremos diminuí-la ainda mais, certo?”

*****

Traduzido e adaptado parcialmente deste artigo original.