Mell Peck em Performance Solo

In blog by zasnicoff

Melissa (Mell Peck) é do Rio Grande do Sul, canta e toca violão. Recebi 3 links de vídeos onde ela interepreta “Eu Não Consigo Ser Alegre O Tempo Inteiro” (de C. Wander Wildner), “Na Sua Estante” (de Pitty) e “Melissa” (de Bidê ou Balde – muito interessante a banda Bidê ou Balde, ainda não os conhecia).

Mell Peck faz o estilo “guerreira solitária”! É sempre difícil segurar toda a performance sozinho, todas as atenções estão sobre uma pessoa. E o artista precisa administrar tudo: ritmo, harmonia, melodia, interepretação. Ela desempenha bem esta função e mostra que há espaço para interpretações solo com violão.

De imediato, me lembro de Emerson Nogueira e Danni Carlos, que tiveram bastante sucesso nos últimos anos, passando por este formato cover e posteriormente caminhando para arranjos mais complexos e composições originais.

Por se tratarem de composições não-originais (previamente lançadas) que não estão exatamente gravadas (empacotadas) e não seguem um padrão de arranjos, não poderia fazer uma crítica à produção musical. Mas posso fazer alguns comentários referentes à artista e sua interepretação.

Eu acho importante buscar um diferencial bem notável para o público. Como as pessoas vão se referir à Melissa? “Aquela cantora que faz cover da Pitty”, “A carismática que emociona” “A gaúcha eclética” – são todos exemplos válidos e legítimos, é preciso se concentrar em um. Voltando aos nomes citados, Emerson Nogueira tem um timbre de voz bem marcante e Danni Carlos possui uma presença de palco impecável, com bastante personalidade na maneira de interpretar.

Apenas um detalhe pode fazer toda a diferença. Um gesto na interpretação, uma “desafinada” musical, uma levada de violão. Encontrar suas características mais originais e aprimorá-las pode ser uma boa maneira de se destacar ainda mais.A escolha do repertório também pesa muito. A proposta é que o público reconheça, se identifique e cante junto OU seja apresentado a novos estilos, músicas menos populares, conteúdos que fogem do lugar comum? Ter um posicionamento claro normalmente auxilia na coleção de fãs e desenvolvimento da figura pública do artista.

Puxão de orelha para os músicos e técnicos que ficam passando por trás do artista durante sua performance, falta de respeito.

Agradeço à Mell Peck por compartilhar sua música, parabéns e sucesso!

Próximos vídeos: Vídeo #2 | Vídeo #3