pneu_furado

Escuta Aqui!

In blog by zasnicoff

pneu_furado
Ninguém duvida que calibrar os pneus do carro é importante. Mas quantas pessoas fazem disso um hábito?

Eu calibro meus pneus toda semana quando vou abastecer e te garanto que não sofro nada com isso. Simplesmente botei na minha cabeça que abastecer e calibrar são inseparáveis, como se reprogramasse o cérebro – “um não existe sem o outro, um não existe sem o outro”. Chego a ficar um pouco incomodado quando o calibrador do posto está quebrado, tamanha a eficiência desse truque mental.

É claro que não precisamos ficar neuróticos, mas a rotina funciona e evita sérios problemas. No mais, não custa nada e nem se perde tempo, posso calibrar enquanto abasteço.

Em pouco tempo você se pergunta porque alguém não faria isso. É tão simples e benéfico…

Isso me lembra quando estive na Suíça fazendo um estágio e perguntei inocentemente o que aconteceria se alguém não comprasse o bilhete antes de entrar no bonde (os bilhetes são vendidos no ponto, por máquinas, o valor é bem justo e não existem fiscais). Responderam espantados: por que alguém faria isso? Engoli seco.

É tudo uma questão de mentalidade, costume, compreender os benefícios.  O motivo real desse post: Escute antes de gravar, escute ao gravar! É tão óbvio, simples e benéfico… Mas quase ninguém faz.

Que som de bateria você pretende produzir? Escute referências, defina seu objetivo. Repare como em muitos casos a bateria é coadjuvante no arranjo. Ouça como apenas poucas peças da bateria possuem destaque. Quem disse que você precisa de 16, 12, 8 ou até mesmo 4 microfones? Eu vejo isso toda hora. Horas e horas para posicionar microfones, editar, mixar… para no final das contas usar apenas 3 ou 4 pistas e colocar o som lá atrás na mixagem, baixo, discreto, como a música pede.

Por que não gastar meia hora – ou 5 minutos que sejam – para tocar o instrumento em diferentes posições da sala, testar posicionamentos para o microfone, escutar, comparar? Por que alguém não faria isso? E quase ninguém faz. Mas gastam dias para testar plugins, equalizar, comprimir, editar e mixar.

Programe seu cérebro antes que seja tarde demais: escutar e gravar são uma coisa só. Inseparáveis.