Os Melhores Monitores do Mundo

In blog by zasnicoff

*** DESAFIO ***

“A Event OPAL é o monitor de estúdio mais preciso e com a menor distorção do planeta. Eu desafio qualquer fabricante de monitores no mundo a provar que estou errado.” 

Event OPAL - Os Monitores Mais Precisos do Mundo?

Não é todo dia que alguém tem os cojones para lançar um deafio destes. A frase é do presidente da Event Electronics, Peter Freedman, que pessoalmente apresenta seu novo produto no site da empresa. Depois fiquei sabendo que Peter é também o proprietário da RODE, cujos microfones sou fã e de quem sou cliente há muitos anos (bem que conhecia a cara dele de algum lugar…)

Estas seriam algumas das novidades:

  • 3 anos de desenvolvimento
  • $4 milhões em investimentos
  • Componentes totalmente re-desenhados
  • Novo driver de médios e graves
  • Alto SPL e qualidade nos graves
  • Médios realistas em 2-way
  • Baixíssima distorção nos agudos
  • Dispersão uniforme, sweet-spot largo

Em se tratando de monitores de estúdio, faz sentido que as caixas sejam “transparentes” ou “exatas”, mas como costumo dizer: a revelação pode ser assustadora!

Não é todo mundo que gosta de olhar para a própria cara com lupa de aumento, as rugas e manchas aparecem… Os defeitos de gravação e mixagem serão apresentados sem dó. E isto inclui problemas acústicos da sala, ruídos e distorções dos equipamentos. Quem disse que “precisão” é legal!?

Aliás, é espantoso saber que MUITOS dos monitores famosos que conhecemos e utilizamos são projetados deliberadamente para “mascarar” imperfeições do seu design e do seu amplificador interno. Não são e não pretedem ser transparentes.

Mas temos que concordar, esse desafio é forte. Estou louco para escutar as meninas. Vamos acompanhar a imprensa especializada para ver o que acham. Um dos privilegiados revisores do primeiro time, Chris McCown,  já testou e comenta: “Você sabia que existe um delay na linha de vocal de ‘Shook Me All Night Long’ do AC/DC? Eu também não, até escutá-la nestas caixas.” O preço? US$3,000 o par.