Produção Relâmpago em 24 horas

In blog by zasnicoff

multimeiosNeste último ano, tive o imenso prazer de participar do Curso Multimeios, do Instituto Ressoar da Rede Record. Um dos alunos compôs um tema musical para o curso e queria gravá-lo. Topei o desafio e muitos colegas da turma participaram desta produção relâmpago, que funcionou como uma oficina didática do curso.

A primeira edição do curso de formação de auxiliares técnicos em multimeios foi um sucesso! Centenas de jovens carentes passaram pelo processo de seleção e puderam aprender técnicas em editoração, áudio e vídeo. Muitos deles já entraram para o mercado de trabalho, logo após a formatura, no último mês de Dezembro.

O curso está seguindo para outras capitais do país. Mérito de uma equipe extremamente competente, preparada para lidar com o jovem de hoje – seus objetivos, sua linguagem, seus obstáculos e multimeios de criação e comunicação. Deixo, em especial, um grande abraço para o amigo Biasi, coordenador geral do Instituto Ressoar. Parabéns!

Matéria sobre a Produção

Vídeo-clip: “Atrás de um sonho”


A Música

O aluno Marcelo Sousa (que neste momento já tem nome artístico, e responde por Marcelo “One”!) sempre se mostrou interessado e participativo nas aulas de áudio. Logo nas primeiras semanas, me disse que havia escrito uma canção que poderia virar uma espécie de hino dos alunos, um tema comemorativo que representasse a essência do curso. Perguntou se não poderíamos produzir esta música em algum momento durante o curso. Disse que sim, com certeza, e que mais para frente teríamos algumas oficinas práticas. Sua música seria perfeita para um exercício prático de produção.

O dia chegou. Nos encotramos na sala de aula, fora do horário do curso, e ele cantou e tocou a música para mim, com o violão. A canção estava muito bem lapidada, com boas letras, tema forte e forma consistente. Sugeri algumas mudanças. Talvez uma bridge para criar variação. A melodia do chorus poderia ser mais marcante. Algumas poucas palavras merecem uma métrica mais redonda no compassos. Lição de casa para o Marcelo! Dois dias depois, já no estúdio, ele voltou com a lição de casa feita.

Que tal mudar o título de “Ressoar Multimeios” para “Atrás de um sonho”? Ele gostou da idéia, a frase resumia a mensagem da música e estava presente no chorus e no início, tornando-a uma excelente candidata. Outros colegas compareceram e procurei fazer com que todos participassem, pelo menos como parte do côro de vozes.


A Gravação

Tínhamos um dia para fazer toda a produção. Na manhã seguinte, continuaríamos com a finalização da mixagem e a faixa seguiria para masterização, para que estivesse pronta para a edição do vídeo que começaria à noite. Ao todo, foram cerca de 24 horas de produção, um projeto bastante atípico e acelerado. Muito legal!

Já no estúdio, o pessoal mandou muito bem. Uma rápida conversa, revisão de pré-produção e em algumas horas estávamos gravando. Durante umas 4 horas, gravamos violão, voz principal, côro, bateria, baixo e guitarra. Todos que estavam presentes colaboravam de alguma forma.

Martin, que trabalhou como engenheiro de gravação e mixagem, tocou bateria. César, gerente do estúdio, regeu o coral e me ajudou com a harmonização. Também gravou o baixo elétrico. Eu ajudei com um violão guia e a guitarra da versão final.  Marcelo tocou violão e gravou a voz principal. Meninas nos backing vocals! E quem tinha bom ritmo, também ajudou com as palmas.

Optei por um estilo hard rock. Não tínhamos muito tempo para experimentar e o novo chorus sugeria uma levada forte, com a cara do jovem. Com todos takes gavados, o trabalho só estava começando…


A Mixagem

Na mesma noite, entre fatias de pizza e cerveja quente, fizemos um mix rascunho. Estava ficando bom e acho que nenhum de nós esperávamos um resultado tão legal, em tão pouco tempo de produção. Parece que tudo colaborou e as primeiras impressões nos mantiveram acordados durante a edição. Uma afinação aqui, outra ali, adaptações no arranjo, ajustes de tempo e estávamos pronto para finalizar o mix pela manhã.

Trabalhar com um técnico com o qual você tem intimidade e experiências passadas é essencial numa situação como essa. Eu e o Martin já nos conhecíamos há bastante tempo e o processo fluiu com facilidade. Ele tem liberadade para vestir o chapéu de produtor, e me dá liberdade para vestir o chapéu de técnico. E assim seguimos até a cerveja ficar bem quente. Hora de descansar.

Sugeri que ele terminasse a mixagem como quisesse, porque nossas idéias já estavam bem alinhadas. Quando me encontrei com ele à tarde, no dia seguinte, 90% do mix estava pronto e fizemos os ajustes finais. O mix subiu para a sala de masterização e o amigo Omid Burgin lapidou a sonoridade final, também em ritmo expresso. É agora ou nunca!

E mais uma vez aprendemos que produzir é tomar decisões, seguir adiante e não se perder em detalhes. Gravar primeiro as coisas mais difíceis e mais importantes. Saber quando parar e passar para o próximo instrumento. Mixar até onde se determinar, porque a mixagem nunca tem fim. Masterizar o que se tem em mãos, para cumprir o prazo. Conseguimos.


Ficha técnica

Composição: Marcelo “One”

Instrumentistas: Equipe técnica, compositor e alunos do curso

Gravação e Mixagem: Martin Guderle

Masterização: Omid Burgin

Produção dos Vídeos: Rede Record de TV e Guilherme Missumi

Produção Musical: Dennis Zasnicoff