Cola Mágica

In blog by zasnicoff

Green Glue - Promete revolucionar o isolamento acústicoIsolar o som é o pesadelo de muitos estúdios, profissionais e amadores. Há poucos dias, comentava em outro artigo que a isolação é uma das tarefas mais difíceis de se implementar no tratamento acústico. Quando digo difícil, leia-se: caro, demorado, ocupa muito espaço, exige estruturas grandes, densas, estruturas seladas.

A “Green Glue Company” parece ter criado algo revolucionário. Uma cola (ou pasta) acusticamente projetada para elevar o nível de isolação, indicada principalmente para estruturas em drywall e pisos. Os dados de laboratório são impressionantes. Não estamos falando de um material muito denso, mas a composição da cola permite uma vedação invejável, anulando os elos fracos da estrutura, por onde vaza o som. Estas frestas, embora pequenas, deixam o som escapar, diminuindo a eficiência do conjunto. Mas o grande pulo do gato está na capacidade que a cola tem de amortecer as estruturas, impedidndo que o som se propague pelo meio sólido.

Repare neste gráfico a comparação entre se utilizar folhas duplas de drywall (prática comum para aumentar a massa e implementar desacoplamento) com e sem a “Cola Verde”. Um ganho de isolação surpreendente. Por cerca de R$20 o metro quadrado, é talvez a maior novidade acústica dos últimos tempos.

Repare no aumento da Perda de Transmissão (TL) em 2kHz e nos problemáticos 100Hz !

Comparação de índices de STC

Legenda:

azul: folha simples

preto: folha dupla de um lado

vermelho: folha dupla em ambos os lados

verde: “Green Glue” entre as folhas de drywall