Camisinha para CDs

CD com Camisinha

In blog by zasnicoff

Camisinha para CDsAinda que o CD esteja com os dias contados, seria ótimo proteger as dezenas e dezenas de discos que compramos durante todos estes anos.

Talvez você tenha “ripado” a maioria deles para MP3 e armazenado no seu computador ou iPOD. Mas e se amanhã lançarem uma nova versão de MP3, de maior qualidade? E se você tiver um problema no computador e perder todos os dados? Roubaram seu iPOD?

Precisamos ter acesso à fonte, à mídia master. Ao contrário do que muita gente pensa, a mídia de um CD comercial é muito mais duradoura e confiável do que um CD gravado em casa. Uma cópia digital nem sempre é idêntica! Os gravadores de CDs domésticos e as mídias de R$0,50 podem parecer suficientes, mas a cópia de um CD de música normalmente perde qualidade de áudio e os problemas não demoram muito tempo a aparecer.

Na verdade, a própria mídia original tem um tempo de vida. Diz a lenda que um consumidor ganhou uma grande ação contra os inventores do CD quando, depois de 10 anos, começou a perder alguns discos. “Nunca me disseram que a  mídia se degradaria tão rápido” – alegou. Foi indenizado. Que nos sirva de lição, possivelmente em algum momento, daqui a alguns anos, vamos começar a perder nossos CDs. A solução?

Armazená-los da melhor maneira possível, manuseá-los com cuidado, utilizar bons tocadores, fazer cópias de tempos em tempos, com gravadores de alta qualidade e mídias profissionais, ripar para o formato WAV e armazenar online num servidor confiável.

E agora outra novidade: a camisinha que nunca precisa ser retirada. Trata-se de um filme plástico que protege contra riscos e danos ocasionados por luz, calor e umidade, permitindo que o CD seja tocado em qualquer player, inclusive aqueles que engolem o disco, nos carros.

O filme também pode ser usado em CD-ROMs de dados (quando foi a última vez que você fez um backup das suas fotos digitais?), DVDs, Jogos e nas novas mídias Blu-ray. Tudo indica que o preço será um pouco salgado. Mesmo que seja R$5,00 a unidade, com certeza vou utilizá-las em meus CDs favoritos, para que funcionem bem daqui a 30 anos.

Ai se eu tivesse guardado e protegido os meus LPs…

Site do fabricante