Dennis Zasnicoff - Producao Musical - Disco de Ouro

Produtor Musical vs. Produtor Fonográfico

In blog by zasnicoff

Dennis Zasnicoff - Producao Musical - Disco de OuroDúvida cruel… e a leitura da Lei 9610/98 não ajuda muito. Essa é minha interpretação, quem sabe pode te ajudar.

Produtor Musical = normalmente uma pessoa física, profissional que auxilia autores, compositores, intérpretes, músicos e técnicos na produção de um fonograma (ou gravação) de uma obra musical. Como prestador de serviço, muitas vezes recebe um cachê de produção para trabalhar diferentes aspectos da música, supervisionar as etapas de pré-produção, gravação, mixagem e masterização, gerando um produto final de acordo com os objetivos do seu cliente. Em alguns casos, principalmente na área de produção independente, o produtor musical pode também fazer o papel do produtor fonográfico.

Produtor Fonográfico = normalmente uma pessoa jurídica, mais conhecida como Gravadora, responsável pela geração de uma Master que contém a gravação final de uma música. Como titular do fonograma, o produtor fonográfico tem o direito de autorizar a utilização das gravações, como a venda, reprodução e retransmissão. A gravação e o registro de um fonograma por parte da gravadora, obviamente requer autorização dos autores, compositores e/ou editores da obra musical. Tradicionalmente, uma gravadora possui diversos departamentos e profissionais (incluindo produtores musicais) e tem (tinha) o costume de financiar a produção de um disco, pagando adiantamentos para compositores, intérpretes e produtores.

Capice?