Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Pedal de Delay para Guitarras

Mini-Tutorial sobre DELAY (parte 1/8)

In blog by zasnicoff

Dennis Zasnicoff - Produtor Musical - Pedal de Delay para GuitarrasEste é o início de uma série de 08 artigos sore o uso de DELAYs (atrasos) como ferramentas de produção musical. Efeitos, truques e cuidados que devemos conhecer, sempre acompanhados de exemplos am áudio para audição. Os artigos serão publicados a cada dois dias.

Juntamente com os Equalizadores, Compressores e Reverbs, os Delays estão entre os recursos mais utilizados na criação, edição e mixagem de músicas. De uma maneira simples, o delay introduz um atraso numa cópia do áudio, que por sua vez é misturado de volta com o original para se criar sonoridades diversas.

Talvez um dos usos mais comuns seja na criação de destaque para os vocais, uma sensação maior de envolvimento e espacialidade. Ouça este exemplo, que alterna entre versões SEM delay e COM delay, para ter uma idéia da utilização de um delay, caso não conheça.

(crédito dos vocais para minha querida irmã Karina Zasnicoff)

[audio:http://academiadoprodutormusical.com/wp-content/uploads/exemplosdelay.mp3]

Dependendo do tempo de atraso, volume do retorno e posição no panorama, o resultado soará completamente diferente. Daí a grande versatilidade de um delay!

Cada artigo deste mini-tutorial trará um exemplo para cada um dos seguintes tempos de atraso (em mili-segundos): 1ms, 3ms, 5ms, 20ms, 30ms, 50ms e 100ms (1 décimo de segundo).

Acompanhando esta série, você escutará como este efeito pode destruir ou auxiliar o som, variando entre desequilíbrio e eco. Para facilitar as comparações, todos os exemplos utilizarão o mesmo trecho de uma música da banda Steely Dan, que contém diferentes instrumentos percussivos, melódicos, harmônicos e voz. O delay sempre retornará com o mesmo volume e panorama (canal esquerdo atrasado sobre o esquerdo original e direito atrasado sobre o direito original).

Para melhores resultados durante as audições, utilize seus fones de ouvido.

Está confuso? Veja o próximo artigo na terça-feira!