Ouvidos em Forma

In blog by zasnicoff

Dennis Zasnicoff - produtor musical - Ouvidos em FormaSe a música é tão importante para você, como lazer ou profissão, faz parte do seu dia-a-dia de ouvinte ou produtor musical, você deveria considerar um treinamento auditivo.

Exercitar os ouvidos, como qualquer outra habilidade ou músculo do corpo, requer planejamento e consistência para gerar resultados. Demora, desanima, e só fica evidente quando começamos a realizar atividades sem esforço, tarefas que outros menos treinados teriam dificuldades.

O simples fato de ouvir, ouvir e ouvir – diferentes sons, gravações, mídias, equipamentos, salas, caixas de som – é por si só um treinamento contínuo. Na verdade, algumas percepções acústicas são desenvolvidas nos primeiros meses de vida. Uma criança de poucos meses de idade já consegue identificar a proximidade de pessoas pela quantidade de reverberação que escuta. Mas o desenvolvimento avançado da audição tende a ser demorado. Pessoas que desejam ou precisam de um método mais eficaz poderiam procurar cursos ou literatura especializada. Em particular, eu recomendaria que experimentassem os volumes em CD da série “Golden Ears”, de Dave Moulton.

O áudio é dividido em tópicos e execícios que facilitam a prática, com treinamento gradual. Você escuta exemplos e segue para uma sessão de testes sobre variados assuntos: frequências, efeitos, processamento, atrasos, decaimentos – os fundamentos necessários para uma audição crítica e muito mais (ou menos!) agradável.

Durante o treinamento, algumas destas situações deverão ficar bastante claras: excesso ou falta de equalização em cada uma das 10 oitavas, pequenas diferenças de volumes, distribuição do panorama, exagero na compressão, tempos de delays e seus fenômenos associados, distorções e quantidade de reverberação.

Exemplo abaixo: você saberia dizer qual das 10 oitavas recebeu um ganho de 12dB no meio do trecho da música? Repare como o início parece equilibrado (e está), mas ao final, quando o áudio retorna para a mesma condição, parece ter perdido algo importante – uma ilusão em função da mudança anterior.

[audio:http://academiadoprodutormusical.com/wp-content/uploads/exemplo_goldenears.mp3]

Quando escutei os CDs pela primeira vez, senti alguns progressos, mas abandonei o treinamento no meio (é como se matricular numa academia e só frequentar dois meses). Depois voltei, repeti exercícios, tive grandes avanços. Passei tudo para MP3 e coloquei no iPOD. Agora podia estudar em qualquer lugar, a qualquer hora. Virou um vício e me ajudou muito. Há poucos dias, revisitei o curso. Novas descobertas e uma oportunidade de exercitar os “músculos” que estavam começando a atrofiar. Será que precisaremos treinar os ouvidos e fazer abdominais a vida inteira?

Mais informações sobre o Golden Ears em: http://www.moultonlabs.com/full/product01/